No nosso 15º aniversário, Aerocamaras, encerra mais um ano consolidando a sua posição como a empresa líder no mercado nacional de drones. Desde a nossa abertura, ajudámos a construir o futuro de muitas pessoas, e neste 2022 continuámos a fazê-lo com o mesmo entusiasmo que no primeiro dia. Prova disso é a escola, que continua a ser a número um na formação de pilotos de aeronaves, com mais de 40.000 profissionais certificados. Posicionámo-nos na vanguarda não só na formação, mas também como líderes no desenvolvimento, gestão aeronáutica e serviços.

Crescendo dia após dia

Para além de toda esta trajectória de expansão, temos serviços profissionais e linhas de desenvolvimento de I&D que cobrem 360º do ciclo do sector. Temos orgulho em dizer que cobrimos mais de 75% do sector dos drones em Espanha, com uma grande percentagem de pilotos na nossa reserva de emprego a fornecer cobertura e serviços com drones tanto a nível nacional como internacional.

Outro marco em 2022 foi a entrada do fundo de private equity Nexus Iberia para apoiar o plano de crescimento da empresa. A Xunta de Galicia, através da XesGalicia, também aderiu recentemente com um investimento limitado de 850.000 euros para promover o desenvolvimento da marca em território internacional.

Todos estes esforços por parte da empresa não passaram despercebidos. Aerocamaras ganhou mais uma vez este ano e consecutivamente o prémio atribuído pelo Vigo Free Trade Zone Consortium. O Indicador Ardán premiou mais uma vez a Aerocamaras como uma das poucas empresas que excede os valores restritivos exigidos nos rácios ou índices sintéticos utilizados para a medição. Por outras palavras, podemos crescer de forma rápida e fiável. Atingir um indicador Ardan não é fácil. Das 33.750 empresas analisadas, apenas 3% alcançaram 1 ou mais indicadores. 

dos pilotos de aerocamaras vuelan un dron fpv en medio de un cielo azul

Construir o futuro do sector RPAS

Desde a nossa origem, temos contribuído activa e continuamente para a transformação do sector dos UAV. Como resultado do nosso empenho em profissionalizar o sector, somos uma referência em cursos especializados na aplicação de drones em diferentes indústrias líderes, tais como o audiovisual, topografia, inspecções, logística e emergências. Neste último, fomos aprovados pela AGASP (Academia Galega de Segurança Pública), que nos permitiu oficialmente iniciar este ano o ensino de cursos para as Forças e Corpo de Segurança.

Estamos conscientes da responsabilidade que isto implica, pelo que continuamos a melhorar o desenvolvimento de vários softwares pioneiros nestas aeronaves para melhorar as tarefas desempenhadas por esta equipa profissional. A partir de agora, poderão localizar e resgatar uma pessoa desaparecida e até detectar explosivos e redigir relatórios. 

Mas não queríamos ficar por aí. O ano 2022 tem sido o sinal de partida para muitos novos desenvolvimentos; entre eles, o início da implantação da Aerocamaras Portugal, onde no próximo ano será ministrada formação de qualidade, tanto oficial como especializada. Com sede em Coimbra e centros de formação em Lisboa, Porto e Faro, o país vizinho poderá agora começar a aplicar esta tecnologia da principal escola de drone em Espanha com uma vasta gama de cursos.

Cobertura nacional e internacional para empresas

Quanto à sua linha de serviços profissionais, a equipa Aerocamaras tem estado implantada em vários países de África e da América Latina com serviços de topografia e inspecção de estruturas renováveis e infra-estruturas críticas. Estes juntam-se à lista de destinos europeus conquistados em 2021, que continuou este ano em países como Itália e Portugal. 

Na cena nacional, a Aerocamaras alargou a sua carteira de serviços de inspecção técnica a instalações petroquímicas e como prestador de serviços a empresas de segurança, em termos de vigilância e controlo da caça furtiva. Ambos os serviços já foram premiados com vários projectos por clientes importantes que continuarão a desenvolver-se em 2023 e que depositaram a sua confiança na nossa equipa de pilotos especializados e materiais de última geração para estes grandes e difíceis projectos.

Presente em feiras comerciais, palestras e eventos

Mostrando o nosso pessoal, serviços e oferta de formação, Aerocamaras tem estado presente em muitos eventos nacionais e internacionais dedicados ao sector aeronáutico e à aplicação de drones no presente e no futuro.

Portugal AirSummit, UNVEX, Navalia ou SEDEXPO, foram alguns dos eventos que marcaram os desenvolvimentos deste ano no sector. Esta última encerrou a temporada com uma demonstração de estreia da chamada D-Gun, um protótipo militar de um drone armado para as Forças Armadas desenvolvido pela Aerocamaras e Arteixo Telecom, especialistas em equipamento de engenharia eléctrica. 

Todos os participantes que vieram aos nossos stands este ano, puderam ver em primeira mão não só a nossa oferta de formação, mas também o zangão híbrido Aerohyb Hexacopter, um zangão desenvolvido pela empresa, que tem uma autonomia de 7 horas e capacidade para transportar até 5 kg de peso.

Comprometidos com a sociedade

Embora tenha havido muito trabalho, não perdemos o foco nos valores da nossa empresa. Na Aerocamaras estamos comprometidos com as pessoas, e conseguimos dedicar tempo para colaborar, como noutras ocasiões, com iniciativas de solidariedade e projectos sociais de vários tipos. 

Este ano, os nossos drones testemunharam, entre outros eventos, a gala de caridade Treze luces, apresentada pelo comediante galego Xosé Touriñán e a actriz María Mera. Temos sido capazes de colaborar com o projecto Meniños, com o objectivo de dar visibilidade a menores em situações vulneráveis. 

A Aerocamaras estará sempre disposta a apoiar altruisticamente programas e acções de solidariedade, demonstrando assim a grande contribuição da UAS como instrumentos de apoio às necessidades da sociedade.

Piloto de dron de aerocamaras realiza un trabajo fotografico en una cantera

Um futuro brilhante

Olhando para 2023, a empresa está em vias de fechar um acordo de usufruto com o Aeródromo de Villanueva del Pardillo (Madrid), que lhe permitirá estabelecer a sua segunda sede nacional em Madrid, prevista para estar operacional no primeiro semestre de 2023. Na frente internacional, a empresa continuará a concentrar-se na internacionalização da sua actividade, avaliando diferentes opções com parceiros estratégicos para oferecer formação e atender às suas operações na América Central e do Sul.

2023 promete ser mais um ano cheio de mudanças e novidades que nos obrigarão a continuar a evoluir com o sector, mas sem perder de vista o nosso posicionamento e o objectivo principal da Aerocamaras: Garantir mais um ano de adaptação às necessidades dos nossos clientes, continuar a caminhar ao lado dos nossos parceiros e dar asas a novos profissionais, que confiam na Aerocamaras para construir o seu futuro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *